quarta-feira, outubro 25, 2006

Max Weber-Análise da Dominação Legítima (ECS-5) semana-4

Max Weber-Análise da Dominação Legítima (ECS-5)

Precisamos considerar que Max Weber contribuiu significativamente para a humanidade. Para nós entendermos melhor as idéias de Weber é necessário levar em consideração a época em que viveu, o contexto histórico, pois ele um intelectual, historiador, político e sociólogo, um dos fundadores da sociologia moderna deixou seu legado a humanidade.
De acordo com Weber, a família e a religião são os fortes aliados ao desenvolvimento econômico. Sendo assim na época de Weber , ele filho de protestantes tinha como objetivo combater as influências do clero que na igreja católica ditavam regras às famílias e por consequência mantinham o domínio. Para Weber não existe uma ligação entre ciência e ideologia, o enfrentamento com a igreja e com a política de modo irracional era uma consequência que pode ser compreendida.
Com "Os três tipos de dominação legítima" Weber fala da burocratização do domínio e da asccenção ao poder de modo a sacrificar a vida das pessoas com um complexo conjunto de regras e um controle racional. Para Weber a possibilidade de encontrar a obediência se dá através de três tipos de dominação: legal, tradicional e carismática.

A dominação legal se dá através de um estatuto. Tem como base criar, implantar e alterar direitos conforme o estatuto. Há uma regra para quem é funcionário e precisa obedecer e também regras para quem manda. Aquele que manda é o "superior" e aquele que obedece é o "funcionário". Os funcionários são admitidos de acordo com a formação profissional e têm direito de crescer conforme regras fixas.

A dominação tradicional se dá através das crenças e dos poderes patriarcais. O "senhor" é o que ordena e os que obedecem são os "súditos". O senhor tem poder por tradição, pois sendo assim garante a legitimidade do próprio poder, domínio que por conseguinte está diretamente amparado nas tradições e sabedoria. Sendo o estatuto fruto da sabedoria e com vínculo de fidelidade junto ao senhor. Os indivíduos permanecem em seus cargos conforme a docilidade de servir ao senhor e não pela sua formação.

A dominação carismática se dá pela devoção afetiva ao senhor. Pelo seu carisma, por ter o dom da oratória e esta ser envolvente, por ser um intelectual ou por heroísmo. Os tipos mais salientes, o demagogo, o profeta, o herói. Nesta dominação o que manda é o "líder" e aquele que obedece é o "apóstolo". A administração precisa ter regras estatutais ou tradicionais coforme as decisões particulares do direito que o líder julga ter.

Conforme a leitura de Max Weber , na nossa sociedade, podemos perceber os três tipos de dominação. Nas escolas temos a dominação legal, nas famílias vemos a dominação tradicional e a dominação carismática vemos nas relações de poder e negociaçã, determinando quem permanece e que sai do mandato na política do nosso País, tão bem elucidada por Max Weber.

Nenhum comentário: