domingo, outubro 01, 2006

Atividade_1 (ECS)

Respondendo as questões propostas com o tema: Quem sou eu, onde vivo e trabalho. Por que me tornei professor@? Como vivencio hoje o ser professora/professor? Tenho ousadia para... Tenho medo de... Quero dialogar sobre...

Me formei no Magistério em 1987. Fiz concurso, fui nomeada em 1988 nos municípios de Cachoeirinha e Gravataí. Mais tarde me exonerei do Município de Cachoeirinha para assumir a segunda nomeação no Município de Gravataí. Trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa há dezoito anos, sempre com regência de classe.
Vim morar em Gravataí em 1982, no mesmo bairro COHAB-C até hoje. Casei em 1993 e me mudei de rua, mas continuo no mesmo bairro.Em 1998 nasceu meu filho Emanuel, que é o tesouro da família.
Quando estava prestes a terminar a oitava série, em 1983, comentei com meus pais que gostaria de fazer magistério. Meus pais me apoiaram e me insentivaram, o impasse seria o custo, pois só havia o curso na escola particular Dom Feliciano. Muito comunicativa falei da dificuldade para uma professora, esta então disse que eu fizesse a prova de seleção que depois ela conseguiria uma ajuda de custo com um
vereador. Fiz a prova e então ela conseguiu a ajuda de custo. Me formei dia sete de agosto de 1987.
Hoje, quase duas décadas em sala de aula amo o que faço, confesso ter algumas dificuldades quanto ao lidar com determinadas situações de caráter social e político que parecem não ter um fim a contento das minhas expectativas.Mesmo assim nunca deixo de lutar para que meu aluno possa usufruir com dignidade do que a lei diz ser de direito.
Procuro fazer tudo pensando no crescimento do meu aluno, embora nem sempre seja fácil, pois críticas para construir são poucas. Acredito que por falta de sabedoria mesmo e não por má intenção.
Às vezes tenho medo de ser mal interpretada visto que os que se pronunciam, se expõem, estão querendo, aos olhos de muitos, se promover. Mesmo assim não deixo de ser eu mesma concordando ou não com os demais ou com o poder instituído.
Quero neste curso ir ao encontro da inesgotável fonte do saber, que é o conhecimeto. Estou em busca da própria evolução e tenho a pretensão de contribuir muito para este mundo.Estou predisposta a dialogar sobre todo e qualquer assunto que
tenha como objetivo levar ao conhecimento.
Hoje me sinto honrada em participar de tão nobre oportunidade, mesmo sendo o que sempre sonhei considero esta oportunidade dádiva divina. Para tanto estou fazendo um gigante esforço para superar as dificuldades. Comparo o momento atual com o que diz
José Saramago no Conto da Ilha Desconhecida:"... uma floresta que navega e se balanceia sobre as ondas, uma floresta onde, sem saber-se como, começaram a cantar pássaros, deviam estar escondidos por aí e de repente decidiram sair à luz, talvez porque a seara já esteja madura e é preciso ceifá-la..."

Um comentário:

celmaf disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.