domingo, outubro 08, 2006

Semana1ECS-3

Enfoque temático:Construção de concepções de humano mundo-educação: a perspectiva positiva.

1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? Durkheim não concorda com Stuart Mill pois enfoca fatos inter diversos. A influencia das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos reultados daquelas que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes. Sendo esta última a única que aqui nos iteressa, é para ela que convém reservar o nome de educação.

2.Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? Ele ressalta o desenvolvimento compreendido como perfeição harmônica de todas as faculdades humanas que não é totalmente realizável pois nem todos nós somos feitos para refletir sendo preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação e inversamente homens que tenham, como ideal de vida, o exercício da cultura e do pensamento. Ele também ressalta a definição utilitária como ainda pior porque define o homem como instrumento de felicidade pois a felicidade é essencialmente subjetiva, cada um aprecia a seu modo.
Ele aponta como ponto fraco por Stuart partir do pré suposto que existe uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente. Stuart se esforça em definir, porém antes de o fazer,ele considera a história, no entanto não encontra nada em que apoiasse tal hipótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.Sendo assim os sistemas educativos do passado aparecem como tantos outros erros, totais ou parciais. Não podemos ser solidários com os erros de observação ou de lógica cometidos por nossos antepassados; mas podemos e devemos encarar a questão sem nos ocupar das soluções que lhe tem sido dadas; isto é deixando de lado tudo o que tem sido, devemos indagar agora o que deve ser. Os ensinamentos da hitória podem servir, quando muito, para que não pratiquemos os mesmos erros.

3.O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir educação? Para definir educação de acordo com Durkheim é preciso considerar os sistemas educativos que no momento existam ou que tenham existido e alencar deles os caracteres comuns. É necessário que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de jovens e uma geração de crianças e adolescentes É preciso que uma ação seja exercida pela primeira, sobre asegunda. Seria preciso definir a natureza específica dessa influência, de uma geração a outra geração. Para encontrar um tipo de educação absolutamente homogêneo e igualitário, seria preciso remontar até às sociedades pré-históricas, no seio das quais não exitisse nenhuma diferenciação. Devemos compreender, porém, que tal espécie de sociedade não representa senão um momento imaginário da humanidade.

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? No decorrer da hitória, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos. Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos; que a partir desse ponto ele se diferencia, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade.

5.Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança? Toda sociedade apresenta duplo aspecto: o do ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais, que que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular
é que determinam este ideal a ser realizado.

6.A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim? Explique? Ele conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda espécie. Seu conjunto forma o ser social. Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Ele explica dizendo que se tirarem do homem tudo o que a sociedade lhe empresta este retornaria à condição de animal. Se ele pôde ultrapassar o estágio que os animais permanecem, é porque, primeiramente, não se conformou com o resultado único de seus resultados pessoais, mas cooperou sempre com os seus semelhantes, e isso veio reforçar o rendimento da atividade de cada um. Depois e sobretudo,porque o resultado do trabalho de uma geração não ficaram perdidos para a geração que se lhe seguiu. Os frutos da experiência humana são quase que integralmente conservados, graças a tradição oral, graças aos livros, aos monumentos figurados, aos utensílios e instrumentos de toda espécie, que se transmitem de geração em geração. O solo da natureza humana se recobre, assim, de fecunda camada que inunda e faz crescer sem cessar. Ao invés de se dissipar, todas as vezes que uma geração se extingue e é substituida por outra, a sabedoria humana vai sendo acumulada e revista, dia a dia, e é essa acumulação indefinida que eleva o homem acima do animal e de si mesmo. O indivíduo e sociedade são idéias dependentes porque o homem desejando melhorar a sociedade ele deseja melhorar a si próprio.

2 comentários:

Simone Gimenes disse...

Oi Cristina,

Compreendeste bem o texto do Durkheim, porém senti falta de um diálogo teu com o autor. Mas conseguiste realizar a atividade e atingir os objetivos propostos.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizá-la pelo teu blog, está muito bonito e organizado.
Um grande beijo,
Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)

Nara Sarmento disse...

Oi Cristina! Estive passeando pelo teu blog e achei muito legal o teu trabalho, já estás dominando bem essa ferramenta. Que bom que a tecnologia nos permite viajar sem sair de casa e conhecer nossos colegas, reve-los e fazer novos amigos. Parabéns.Bjs Nara Sarmento