segunda-feira, janeiro 08, 2007

Desafio2 Visita à Escola


Visita à escola- O relatório que segue está embasado nos textos dos sites disponíveis do Laboratório de Informática de minha escola.


Em textos que li disponibilizados nos sites, pude ver que ele revela a grande revolução dentro do processo de ensino aprendizagem. Ele é de grande valia sendo que o mesmo ensina. No entanto, pela capacidade de revolucionar o ensino o laboratório de informática traz controvérsias provocando discussões e insegurança por parte dos professores, além do grande custo financeiro para assegurar o bom andamento desse projeto: Inclusão Digital.

Há em um parágrafo que diz: “Os pais exigem o uso do computador na escola, pois seus filhos são os futuros membros do século XXI e devem estar familiarizados com essa tecnologia”.

Também há outro questionamento sobre o uso do computador na escola que diz: “O uso do computador deve ter cunho educativo ou deve ser por modismo?”

Conforme leitura e realidade da escola onde trabalho, constata, e poderão justificar nas questões do desafio1, se o computador revoluciona a educação como de fato, para mim e para meus colegas do curso EAD está revolucionando, na minha escola e na grande maioria das escola de Gravataí esta revolução não aconteceu. Revolução esta não da maneira como se espera, acredito que os maiores motivos se dão pela resistência dos professores e pelo alto custo financeiro. Também pela resistência dos gestores que não querem se indispor com a mantenedora e ambas não cumprem com sua parte.

No que diz respeito ao computador substituir o professor , eu não concordo e não acredito nesta hipótese, pois sem ele o computador não funciona. O que poderá mudar é o perfil do professor. Podemos constatar claramente neste curso, onde a grande maioria ainda encontra dificuldades com esta ferramenta e que só os professores conseguem resolver.

Fala-se tanto em tecnologia, que eu acho que deveria ser acrescentado no currículo, mas também vejo que esbarra em mexermos em conceitos tão arraigados. A nossa realidade está muito distante do que desejam os centros de pesquisa e informação. Ainda há escolas que não têm computadores. As que têm como a minha não está funcionando a Internet, durante todo o ano de 2006, somente a Internet da secretaria funcionou e as máquinas, do Centro de Inclusão Digital, só funcionam duas das nove máquinas e sem a Internet. Laboratório de informática implica em gastos extras dentro de uma escola, que tem que administrar com a verba recebida do governo e muitas vezes, realizando eventos para angariar fundos para oferecer alguma melhoria aos alunos, à comunidade escolar, e por aí afora. O custo aumenta pelo custo de manutenção da sala, que precisa de manutenção de um profissional específico. A estrutura local da corrente elétrica da localidade é de baixa amperagem onde temos muita queda de luz. Fatores que dificultam o andamento do laboratório e as condições reais de atender o aluno.

Precisa ser mudado este quadro caótico da Educação no Brasil, começando de cima para baixo. Onde o pensamento de quem governa deverá entender, que a família que vive precariamente precisa ser atendida em suas necessidades básicas, a escola é base de vida do indivíduo, investindo assim de modo eficaz , sem desperdícios do dinheiro público.

A realidade é que a escola tem que fazer “milagre” com a verba recebida para dar conta. Vejo que a saída ainda é o acréscimo da disciplina de informática para que se tenha maior respaldo, como nas demais disciplinas.

Vejo a necessidade dos Centros de Pesquisa e Centro de Formação de Professores se articularem com projetos que exijam dos governantes e dirigentes deste país, diretamente ligados à Educação.

Um comentário:

Lidia disse...

Querida colega, tentei postar um comentário sobre seu trabalho, mas não consegui o visualizar. Não fique triste, eu não enxergo muito bem. Beijos, Lídia.