quarta-feira, dezembro 20, 2006

ECS 10 Ser professora (relato final)

ECS 10 Ser professora

As dificuldades que tive ao participar da atividade foram em função das tecnologias, que não as domino, o medo de errar, a responsabilidade pelo tempo de docência, digo isto como início de participação. Com as trocas de experiências estre as colegas, os pedidos de socorro aos professores e tutores da UFRGS. Não falando na ajuda constante das tutoras Ana Laura e Vera que muitas e muitas vezes ouviram os desabafos, os choros e sempre prontas dizendo: vamos no pólo hoje e te ajudo no precisares. Assim hoje mais do que nunca vejo o quanto cresci como pessoa e perdi todos estes medos, faço as leituras , elaboro os meu textos sem me preocupar em saber se é o que qerem , mas sim tendo , antes de mais nada, a certeza do que eu Cristina quero para mim, como aluna deste curso tão significante para o meu desenvolvimento profissional.
Avalio a atividade como mais um desafio que foi proposto e que todos nós temos condições de enfrentar e que somente com o efetivo desenvolvimento da mesma chegamos a determinadas conclusões. Conclusões que todos têm o direito de errar, que a ética é importantíssima em se tratando de atividades coletivas, e em qualquer outra, e a mais relevante é reconhecermos que somos seres em construção.
Em minha formação de trabalho estou conseguindo lidar melhor com o próprio fazer enquanto professora, pois muitas vezes em função dos obstáculos que surgem o mais fácil é dizer vou desistir. Sendo que o mais importante é fazer o que precisa ser feito pelos nossos alunos sem a preocupação dos resultados finais, o sucesso depende do desenvolvimento como um todo e não de avaliações isoladas. O professor precisa ter consciência de sua própria capacidade em transformar, que algo só pode ser modificado na sociedade se nós tivermos convicção de que somos seres modificáveis e que somos instrumentos de ação para tal.
Paulo Freire já dizia: "A educação como prática de liberdade, ao contrário daquela que é prática de dominação, implica na negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também na negação do mundo como uma realidade ausente dos homens."

2 comentários:

George Saladini disse...

brigadão Cistrina que vc tb seja muito iluminada por Deus e que receba td de bom,eu curti muito nesse natal foi bem massa,familia toda reunida,e vc fez o que? Boa sorte em seu memorial hehe abração delicidades e td de bom Fuix

George Saladini disse...

estou de ferias sim não escrevi + nada no blog por que ferias c sabe né,agente nao quer fazer mais nada a naum ser curtir muito,bjjsss fuis